top of page

Nesta secção, procuraremos responder às dúvidas mais pertinentes. Caso nenhuma destas respostas o satisfaça, agradecemos que nos envie as suas perguntas. Para tal, dirija-se ao menu “INFORMAÇÕES” e, em “CONTACTOS”, utilize para o efeito a caixa de texto.

Respondendo às suas dúvidas

1. P. - Se não sou evangélico, ou não sou cristão, posso expressar as minhas opiniões relativamente aos conteúdos publicados no blogue?

R. – Todos os textos publicados neste site podem ser comentados e receber as opiniões dos consulentes, independentemente das suas convicções ou posições políticas, religiosas ou outras. A única regra exigida é a utilização de uma linguagem não ofensiva, mesmo que traduza uma opinião divergente em relação à do autor. Naturalmente, todo o texto (seja artigo ou comentário) será sempre da responsabilidade do respectivo autor. Como todo o comentário fica sujeito à aprovação da administração do site, ele poderá levar algum tempo a ser publicado. Caso a administração considere o comentário inadequado, o seu autor será informado da decisão e das razões de não publicação.

 

 

2. P. - Posso escrever sobre questões internas da minha igreja ou denominação, manifestando opiniões que possam chocar a sensibilidade de alguns?

R. – Pode, desde que não use termos ofensivos nem represente de uma forma inadequada as posições que deseja contestar. Deve, no entanto, por uma questão ética, abster-se de comentar algum assunto que a liderança da sua igreja considere do âmbito interno da comunidade.

 

 

3. P. - Posso mencionar por nome as pessoas envolvidas nas questões referidas (ver P. 2)?

R. – Apenas nos casos em que o bom-nome, a probidade e a integridade espiritual dessas pessoas não sejam postos em causa. Na medida do possível, deverá evitar mencionar nomes uma vez que a questão pode ser focada sem necessidade de revelar a identidade das pessoas envolvidas.

 

 

4. P. - Posso publicar artigos de carácter académico, de interesse para outros leitores na minha área académica, mas com menos interesse para o leitor geral?

R. – Pode, caso não exista algum outro site ou blogue mais apropriado para esse efeito e desde que tente explicar o assunto em termos compreensíveis para o leitor com algum nível de cultura geral e que o tema em causa seja relevante para o viver cristão.

 

 

5. P. - Toda a publicação deve ser em língua portuguesa?

R. – Se preferir escrever numa outra língua deve indicar estar disposto a que um dos responsáveis do site faça a tradução do seu artigo. Neste caso o artigo será publicado nas duas línguas. Caso a tradução exija algum tempo, poderá ocorrer uma certa demora na publicação do seu texto.

 

 

6. P. – No meu artigo, posso fazer um apelo à conversão do leitor?

R. – Pode. No entanto, a administração do site reserva-se o direito de avaliar se a mensagem do Evangelho é apresentada de uma forma suficientemente clara e agir em conformidade.

 

 

7. P. - Posso defender doutrinas que sejam específicas de uma denominação (ou grupo de denominações), não sendo aceites necessariamente por outros?

R. – Pode, se tiver algum cuidado em compreender e representar correctamente as posições com as quais não está de acordo e desde que, naturalmente, não seja ofensivo para quem defenda outras posições diferentes das suas. Também deve estar disposto a que alguém responda expondo outro ponto de vista.

 

 

8. P. – Podem ser publicados artigos de interesse geral que não façam referência directa à Bíblia?

R. – Sim, podem, desde que a forma de abordar os assuntos reflicta uma mentalidade cristã e os princípios bíblicos – mesmo que estes não sejam explicitados.

 

 

9. P. - A quem devo enviar o artigo que desejo publicar?

R. – Todos os artigos devem ser enviados para a morada de e-mail indicado no site.

 

 

10. P. - Qual a extensão máxima de um artigo a ser publicado no blogue?

R. – Não há um limite rígido, mas pensamos que um máximo de 15 000 caracteres seja suficiente para desenvolver o tema desejado. Caso o texto em causa exceda em muito esse limite, poderá desdobrá-lo em 2 artigos, sendo assim publicado em momentos diferentes. Em casos avalizados pela administração do site, poderão ser publicados na íntegra artigos que excedam esse limite.

 

 

11. P. - Se desejar posso escrever pedindo conselho sobre uma dificuldade que enfrento na minha vida particular ou familiar?

R. – Uma vez que este não é um site de aconselhamento, sugerimos que indique em termos gerais o tipo de questão que deseja tratar, para os responsáveis do site poderem recomendar algum conselheiro que, depois, tome conhecimento mais completo da sua questão, marcando um encontro directo consigo se assim o desejar.

 

 

Caso a pergunta que tem em mente não fique satisfeita com as respostas aqui apresentadas, agradecemos que no-la comunique para a analisarmos e respondermos em conformidade, podendo, no futuro, incluí-la nesta listagem.

bottom of page